top of page

Dia Nacional do Teatro


Origem:


A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.


Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.


O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.


A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.


A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.


Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.

Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.

Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.


Peças mais famosas:


Édipo-Rei


É uma peça de teatro grega, mais precisamente uma tragédia, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C. .Trata de uma parte do mito de Édipo. Esta é uma de três célebres peças cujo cerne é a família de Édipo, descrevendo eventos com mais de 8000 anos aos narrados em Antígona e Édipo em Colono.Considerada por Aristóteles, em sua obra Poética como o mais perfeito exemplo de tragédia grega.O mito de Édipo Rei é um dos pilares da psicanálise clássica. A definição do Complexo de Édipo remonta a uma carta enviada por Freud a seu amigo Fliess, em que discute relações de poder e saber num drama encenado tipicamente por pai, mãe e filho.


MacBeth


É uma tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, sobre um regicídio e suas consequências. É a tragédia shakespeariana mais curta, e acredita-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1606, com 1607 como a última data possível. O primeiro relato de uma performance da peça é de abril de 1611, quando Simon Forman registrou tê-la visto no Globe Theatre, em Londres. A obra foi publicada pela primeira vez no Folio, de 1623, possivelmente a partir de uma transcrição de alguma performance específica.Nos mundo teatral anglófono, muitos acreditam que a peça é "amaldiçoada", e nem mesmo mencionam seu nome em voz alta, referindo-se a ela como "The Scottish play" ("A peça escocesa").Ao longo dos séculos a peça atraiu alguns dos maiores atores de seu tempo para os papéis de Macbeth e Lady Macbeth. A obra já foi adaptada para o cinema, televisão, ópera, quadrinhos e muitas outras mídias.


Hairspray


Musical Hairspray é baseado no filme escrito e dirigido por John Waters, do livro de Mark O’Donnell e Thomas Meehan, compositor das músicas Marc Shaiman e letras de Marc Shaiman e Scott Whittman. Hairspray é dirigido por Jack O’Brien e coreografado por Jerry Mitchell. Em Hairspray, é 1962, os anos 50 estão terminando e a mudança está no ar. Tracy Turnblad, uma garota com grande cabelo e um coração ainda maior, tem apenas uma paixão – a dança. Ela ganhou um lugar na TV local para ser do grupo de dança do programa, "O Collins Show", e, do dia para a noite, se transforma de irreprimível teen a celebridade. Ela cria uma nova tendência na moda e na dança. E tenta a todo custo ganhar o coração de Link Larkin, o mocinho mais lindo e interessante de Baltimore. Apenas em Hairspray! Bem-vindo aos anos 60!


Hamlet


É uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.


O teatro nos dias de hoje:


Hoje em dia é muito raro os pais levarem seus filhos para assistirem a um espetáculo teatral. Os filmes da Disney acabam sendo mais atrativos (e até mais baratos) do que uma ida ao teatro. Vivemos numa cultura que o hábito não existe, logo, o contato com esse meio se dá muitas vezes pela escola.


Muitos autores criticam o teatro infantil dizendo que só se vê por aí um “teatrinho para criancinhas, com tudo coloridinho e com vários inhos”, como se elas não fossem capaz de entender outra coisa. Há também uma crítica em relação às brincadeiras do tipo onde está tal personagem, como se os pequenos não conseguissem assistir sem participar. As várias interrupções acabam desviando a atenção do enredo.


O teatro exerce uma função transformadora. Através do impacto emocional, a criança passa a refletir sobre determinada questão moral ou social. Ele pode ser usado para apresentar algum conteúdo, estimulando a curiosidade para pesquisas sobre o assunto, revisar alguma matéria ou fechamento de projeto. E quando os alunos participam ativamente, vivenciam muito mais o que está sendo trabalhado.

Poema:

Teatro

O Teatro é

Mais do que

Só apresentar

É sentir.

Não é fácil

Ser o que você

Não é

Tem que preparar.

É mais do que

Os senhores enxergam

É uma realização.

É desafio mais

Complexo que imagina

Mesmo assim é encantador.

Gisela Pitondo 30/06/2016

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page